sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Programa da Candidatura MAIS G

Caros Companheiros
Conforme prometido na nossa carta de apresentação vamos agora apresentar-lhe as linhas mestras do nosso programa de acção política.
Duas palavras o resumem: Esperança e Mudança.

ESPERANÇA

Esperança no ano que se aproxima, com enormes desafios para o PSD face às desastrosas políticas da desgovernação socialista no País e em Lisboa.
Vamos lutar com a profunda convicção de que, a bem de Portugal, é necessário que a nossa companheira Dra. Manuela Ferreira Leite seja a próxima 1ª Ministra, sendo igualmente desejável que consigamos crescer a nossa representação no Parlamento Europeu.
Tudo faremos para que a gestão das Freguesias da Ameixoeira e do Lumiar continue a ser exercida pelo nosso Partido, apostando nas competentes equipas em exercício, e empenhar-nos-emos no reforço da nossa presença nas Freguesias de Carnide e da Charneca, tendo como objectivo subjacente a reconquista da Câmara de Lisboa e a consolidação da maioria na Assembleia Municipal.

MUDANÇA

Para o nosso País ansiamos uma Mudança. Para isso estamos disponíveis para apoiar e realizar iniciativas que, em particular, promovam:
· O respeito da vida e dignidade humana;
· O princípio da subsidiariedade (com as consequentes políticas de descentralização para os actuais níveis autárquicos);
· O reforço das funções de regulação, reconhecidas cada vez mais como determinantes para o controlo dos mercados (um Estado Garantia);
· A credibilização e reforço da justiça;
· O aumento da segurança dos cidadãos;
· A melhor educação (que passa necessariamente pela liberdade de escolha);
· Políticas sociais adequadas, cada vez mais especificamente orientadas para quem mais necessita.

Para o nosso Partido também pensamos que é indispensável uma Mudança no que respeita aos nossos procedimentos internos. É necessário aumentar a participação e motivação dos militantes e simpatizantes, fomentando a liberdade, responsabilidade e transparência. É por isso indispensável ser-se mais aberto à participação pública reforçando os laços com a sociedade civil.
Para a Mudança que desejamos no PSD estamos disponíveis para apoiar e promover iniciativas com vista a:
· Realizar eleições primárias no partido, a todos os níveis;
· Institucionalizar o princípio de um militante, um voto, que passa por a capacidade eleitoral de cada militante se exercer apenas numa organização do partido;
· Limitar a acumulação simultânea de mandatos (quer no interior, quer no exterior do partido).

ACÇÃO POLÍTICA LOCAL

Temos muita vontade em acompanhar as novas tendências, na sociedade e na economia, com ideias e práticas políticas inovadoras e participadas dentro e fora do partido, indo ao encontro das pessoas e das suas realidades. Para isso propomo-nos:
· Promover reuniões regulares com associações de pais, moradores e utentes;
· Auscultar as preocupações das direcções de escolas e centros de saúde;
· Apoiar e reunir com as associações recreativas e culturais;
· Acompanhar todos os movimentos de solidariedade social e instituições comunitárias, especialmente orientadas para o apoio aos mais desprotegidos, os idosos e as crianças;
· Dinamizar o debate interno e promover a relação com outras secções (nomeadamente no âmbito da formação política).

No próximo ano político, 2008/2009, propomo-nos ainda realizar, em datas a calendarizar oportunamente (sem prejuízo da realização das tradicionais reuniões das 4ª feiras), as seguintes acções específicas:
· Realizar a “4ª Convenção Autárquica”, integrando uma reflexão sobre a divisão administrativa de Lisboa e competências autárquicas;
· Realizar as “1ªs Jornadas Sociais” da área de intervenção da Secção;
· Realizar o “1º Curso de Formação Política”;
· Promover um amplo debate sobre “Educação e Liberdade: o “cluster” do Lumiar;
· Promover debates sobre as “opções orçamentais”, as “grandes opções do plano” e a crise internacional;
· Promover as “2ªs Jornadas sobre Segurança” nas nossas freguesias;
· Realizar em Dezembro o tradicional jantar de Natal, com um objectivo de solidariedade social;
· Reactivar o “Prémio de Mérito”, que visa homenagear um militante da Secção que se tenha distinguido;
· Reunir regularmente um Conselho com todos os que, desde a fundação do partido, presidiram à Mesa e à Comissão Política de Secção, com o objectivo de acompanharem a acção dos órgãos eleitos e fazer bom uso da sua experiência e saber na acção política na nossa área geográfica.

ORGANIZAÇÃO

Um mínimo de organização, conjugado com o máximo empenho, é a única garantia de que existe a suficiente liberdade para a intervenção de todos.
Assim sendo, é nosso propósito criar os seguintes “directórios” activos (cada um deles, com a participação de um membro da CPS):
· Reflexão e acompanhamento autárquico;
· Campanhas eleitorais;
· Eventos (encontros temáticos) e Formação política;
· Dinamização e angariação de militantes;
· Organização administrativa;
· Comunicação.

GRUPOS TEMÁTICOS

Para apoiar a elaboração de propostas e as intervenções dos militantes da Secção nos diversos fóruns de participação política, vamos criar os seguintes grupos de trabalho temáticos (coordenados por companheiros ou simpatizantes de reconhecida competência técnica):
· Segurança, Justiça e Cidadania;
· Juventude, Desporto e Cultura;
· Educação, Trabalho e Economia;
· Saúde, Família, Vida e Solidariedade Social.
· Obras Públicas, Ordenamento do Território, Ambiente.

Sem comentários: