segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Manifesto de Julho: para mais tarde recordar...

Olhando hoje para o Manifesto que juntamente com outros subscrevi em Julho percebe-se que do acolhimento que o mesmo encontrou nasceu um desejo de mudança que conduziu à candidatura "Mais G".
Por isso e para mais tarde recordar aqui fica o que dizia o mesmo:

Aos militantes da Secção G
M A N I F E S T O

Companheiros,
O País atravessa dias dos mais difíceis da sua história recente, tanto do ponto de vista social como económico, mas os acontecimentos dos últimos tempos no nosso partido confirmam uma constante da política portuguesa: no PSD os portugueses podem sempre encontrar razões para olhar o futuro com optimismo e confiança.
A falta de credibilidade das instituições democráticas, a arrogância, incompetência e o autismo do governo e do seu 1º Ministro, fruto de uma maioria absoluta do PS, acrescida da turbulência recente da nossa actividade partidária, foram o mote determinante para a mudança que se operou no PSD e que a todos obriga a um acrescido esforço de empenhamento e entrega política.
Com a recente eleição da nova líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, um novo ciclo se abre para os social-democratas e para os portugueses.
A renovação em curso no PSD traz a esperança que Portugal espera e que os portugueses merecem.
É com este espírito positivo que um grupo responsável de militantes da Secção G do PSD se dirige a todos os companheiros, com o objectivo de congregar ideias e vontades para novas lutas e vitórias, o que também passa pela unidade na vontade de renovação da nossa Secção.
Companheiros,
Nos termos estatutários deverão realizar-se, em finais de Setembro, as eleições para os órgãos políticos da nossa Secção.
Somos um grupo de militantes que já anteriormente se mobilizou na nossa Secção, mais recentemente para o apoio inequívoco à candidatura da Dra. Manuela Ferreira Leite para a liderança do Partido, tendo apresentado uma lista candidata a Delegados ao Congresso, liderada pelo primeiro subscritor deste Manifesto, que recolheu o maior número de votos expressos. Movendo-nos exclusivamente uma grande vontade de trabalhar e de servir, ambicionamos uma maior actividade política da Secção para o que propomos, no maior espírito possível de unidade e cooperação, dar o nosso contributo para esse desiderato.
O período que se segue é de grande actividade política, que vai exigir o melhor de todos nós, perfilando-se no horizonte e a curto prazo eleições europeias, legislativas e autárquicas.
No caso das eleições autárquicas a preparação de todo o processo para as Juntas de Freguesia é da responsabilidade da Secção. É nosso entendimento que a Administração Autárquica deve espelhar a evolução e as mutações do país, respondendo positivamente às novas realidades e aos imperativos de uma responsabilidade acrescida, que só a reeleição dos nossos Presidentes de Junta em exercício e dos outros autarcas de primeira linha, perante os novos desafios de modernidade que se exigem para Lisboa, dá garantias de prosseguir, pelo que nos parece deverem ser apoiados sem qualquer reserva nessa importante e nobre função.
Por outro lado, estamos cientes da importância dos Núcleos no processo atrás descrito. É imperativo que em tempo oportuno, em simultâneo ou após as eleições para a Secção, se desenvolva todo o processo eleitoral para os Núcleos da Ameixoeira, Carnide, Charneca e Lumiar, cujos responsáveis terminaram os seus mandatos há mais de dois anos sem que tenha existido desde então qualquer renovação.
Parece-nos indispensável que se dinamizem grupos de intervenção operacional, nomeadamente de apoio à actividade autárquica, de acção política, informação, etc., que mobilizem todas as competências e boas vontades disponíveis nas diferentes valências.
Só assim será possível trabalhar na denúncia e resolução das graves insuficiências de serviços públicos da área da Secção, nomeadamente nos campos da saúde, do apoio materno infantil e apoio à 3ª idade, bem como ousar uma maior ligação da nossa Secção às diversas organizações da sociedade civil, nomeadamente no apoio jurídico e social dirigido aos mais carenciados.
Para uma maior e mais ampla acção política é desejável a melhoria das nossas instalações, seja na vertente do acolhimento seja no possibilitar aos militantes o uso desse espaço, pelo que a aposta na informática e no acesso à Internet são indispensáveis.
Pretendemos dar o nosso contributo para que sejam criadas todas as condições para a criação de um espaço aberto de análise e debate, onde caibam todos os militantes, com frontalidade, verdade, respeito pela diversidade de opiniões e solidariedade integral com a Direcção do Partido e com a nossa Presidente.
Estamos disponíveis para, na nossa Secção, percorrer este caminho com todos, promovendo a unidade, pelo PSD, por Portugal.

António Pinheiro Torres
Arlindo Vilar Dias
Inácio Moraes Mendes
José Borges da Silva
José Joaquim Valentim
Manuel Jesus Fernandes
Maria Teresa Meira
Pedro Filipe Correia

Quer comentar ou aderir a este Manifesto ou enviar o seu contributo?
ManifestoSeccaoG@gmail.com

Sem comentários: